Diferenças entre autocuidado e psicoterapia
- nataliascoralick.psi
- 5 de abr. de 2022
- 2 min de leitura

O autocuidado inclui atividades que fazemos intencionalmente para vivenciarmos mais bem-estar. A escolha dessas atividades deve se basear no autoconhecimento. Se você faz musculação mas odeia a atividade ou pratica para se adequar a um padrão social, não é autocuidado!
Existem seis tipos de autocuidado: físico (exercício, alimentação); social (fazer o bem, estar com pessoas queridas); emocional (psicoterapia, praticar a gratidão); estético (fazer as unhas, se maquiar); intelectual (ler, aprender); virtual (limitar o tempo on-line).
É fundamental que você saiba que as práticas de autocuidado não substituem um processo psicoterapêutico. Passear, caminhar, comprar, fazer uma massagem são muito importantes para que você se sinta melhor, mas não resolve os seus problemas, nem te ensina a lidar melhor com seus pensamentos e emoções.
É no processo psicoterapêutico, utilizando um conjunto de técnicas e estratégias cuidadosamente planejados, que o Psicólogo atuará visando resolver a demanda apresentada por cada indivíduo. A Psicoterapia é importante para que você:
- aprenda a reconhecer e lidar com as suas emoções (já desejou ser uma pessoa mais equilibrada ou menos explosiva?);
- aprenda repertórios comportamentais mais funcionais (quando mudamos nosso comportamento, as pessoas reagem de forma diferente com a gente!);
- aprenda a identificar pensamentos automáticos prejudiciais (já desistiu antes de tentar por achar que não conseguiria?);
- identifique suas qualidades (você conhece seus pontos forte e sabe usá-los a seu favor?);
- aprenda sobre seus limites (antes de entrar em um processo psicopatológico, como em um quadro de depressão, por exemplo, você aprende a utilizar recursos para potencializar a sua saúde).
Como destacado anteriormente, as atividades de autocuidado são muito importantes e, inclusive, são recomendadas pelos profissionais da saúde. Incluí-las em sua rotina certamente te proporcionará um ganho no bem-estar.
Mas, caso perceba a necessidade de cuidar de suas emoções, pensamentos e comportamentos, não hesite em procurar por um psicólogo!
Comentários